I Encontro Nacional de Mantenedores de Fauna Silvestre e Exótica tem a participação do CFMV
Inicio: 25/09/2015 às 12h00
Término: 25/09/2015 às 18h00
Brasília - DF, Brasil

Uma mesa redonda sobre o panorama do manejo Ex Situ no Brasil deu início, na sexta-feira (25/09), ao I Encontro Nacional de Mantenedores de Fauna Silvestre e Exótica, em Brasília (DF). O evento foi organizado pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestre (Renctas, Brasília/DF).

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) participou das discussões, representado pela integrante da Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS), Débora Ferreira. A médica-veterinária apresentou aos participantes do encontro a preocupação do CFMV com a Saúde Única, ressaltando a interdependência entre as saúdes humana, animal e ambiental.

Médicos-veterinários e zootecnistas atuam na área de animais selvagens em criadouros, sejam eles comerciais, científicos ou conservacionistas, em centros de triagem e zoológicos, por exemplo. “Uma forma de contribuir para o manejo é aprimorar a responsabilidade técnica dentro da área de animais selvagens. A criação comercial de animais legalizados é uma ferramenta de conservação da fauna”, afirmou Débora Ferreira.

A profissional falou, também, sobre as atribuições da CNAS e a atuação integrada com as comissões equivalentes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária. Débora Ferreira ainda citou as ações do CFMV durante a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens e a participação nas ações de Fiscalização Preventiva Integrada.

No sábado (26/09), os participantes do encontro trabalharam em grupos temáticos. No grupo sobre Legislação, o CFMV discutiu a importância das Anotações de Responsabilidade Técnica na proteção da saúde animal, ambiental e humana, bem como a importância do atestado sanitário emitido por profissional habilitado visando o cumprimento da legislação.

As discussões servirão de subsídio para a elaboração de uma Carta de Brasília, propondo a criação de um Código Nacional de Fauna.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.



Localização




Rua Paulo Antônio do Nascimento, 145
3º andar - Edifício Planeta Master Office - Sorocaba/SP
15 3219 2540
ciasulli@ciasullieditores.com.br
Acompanhe a Revista Cães&Gatos
VET FOOD nas redes sociais
© 2022 | Todos os direitos reservados.