Término: 25/09/2015 às 18h00
Uma mesa redonda sobre o panorama do manejo Ex Situ no Brasil deu início, na sexta-feira (25/09), ao I Encontro Nacional de Mantenedores de Fauna Silvestre e Exótica, em Brasília (DF). O evento foi organizado pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestre (Renctas, Brasília/DF).
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) participou das discussões, representado pela integrante da Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS), Débora Ferreira. A médica-veterinária apresentou aos participantes do encontro a preocupação do CFMV com a Saúde Única, ressaltando a interdependência entre as saúdes humana, animal e ambiental.
Médicos-veterinários e zootecnistas atuam na área de animais selvagens em criadouros, sejam eles comerciais, científicos ou conservacionistas, em centros de triagem e zoológicos, por exemplo. “Uma forma de contribuir para o manejo é aprimorar a responsabilidade técnica dentro da área de animais selvagens. A criação comercial de animais legalizados é uma ferramenta de conservação da fauna”, afirmou Débora Ferreira.
A profissional falou, também, sobre as atribuições da CNAS e a atuação integrada com as comissões equivalentes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária. Débora Ferreira ainda citou as ações do CFMV durante a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens e a participação nas ações de Fiscalização Preventiva Integrada.
No sábado (26/09), os participantes do encontro trabalharam em grupos temáticos. No grupo sobre Legislação, o CFMV discutiu a importância das Anotações de Responsabilidade Técnica na proteção da saúde animal, ambiental e humana, bem como a importância do atestado sanitário emitido por profissional habilitado visando o cumprimento da legislação.
As discussões servirão de subsídio para a elaboração de uma Carta de Brasília, propondo a criação de um Código Nacional de Fauna.
Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.